VEREADORA JUSSARA MARIA CELEBRA O DIA MUNICIPAL DA SÍNDROME DE DOWN NESTA QUINTA, 21 DE MARÇO

VEREADORA JUSSARA MARIA CELEBRA O DIA MUNICIPAL DA SÍNDROME DE DOWN NESTA QUINTA, 21 DE MARÇO

O Dia Municipal da Síndrome de Down será lembrado em vídeo contendo campanha pela inclusão lançado pela Vereadora Jussara Maria, nesta quinta-feita (21). A intenção é conscientizar a população guarabirense sobre questões fundamentais relacionadas à inclusão de pessoas com Down e combater o capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiências) na sociedade. 

Assista:    https://www.instagram.com/reel/C4wsLlhMV18/?igsh=b2dqbWMzM2Rkbjlz

De acordo com a Lei nº 1.751, de 11 de setembro de 2019, ficou instituído no município de Guarabira o Dia Municipal da Síndrome de Down que deve ser comemorado todos os anos no dia 21 de março. A Lei prevê a diplomação de pessoas físicas ou jurídicas dedicadas à compreensão, divulgação e benefícios trazidos pela inclusão de pessoas com Down.

Com a frase “chega de estereótipos, abaixo o capacitismo” a vereadora encampou um movimento iniciado no Congresso Nacional que reflete a urgência e a relevância de desafiar os preconceitos e estigmas que frequentemente cercam as pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. 

Inclusive, foi de autoria da Vereadora Jussara Maria o Requerimento nº 13/2024 o qual solicitou da Mesa Diretora da Câmara Municipal a confecção do Diploma “AMIGO DA SÍNDROME DE DOWN” a ser entregue à Associação Social para Obras de Misericórdia – Projeto INCLUIR FAZ BEM. Essa Associação muito vem fazendo em prol da inclusão de crianças com limitações dentro do território guarabirense. 

Já o Requerimento nº 49/2024 buscou homenagear com o Diploma ‘AMIGO DA SÍNDROME DE DOW” a Sra. Elizama de Oliveira Lopes Silva, por tratar-se de uma profissional dedicada ao trabalho voluntário atendendo crianças com a Síndrome de Down. 

O dia 21 de março foi escolhido por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a Síndrome. A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 e consta no ordenamento jurídico do município de Guarabira desde 2019. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Gabinete