EDITORIAL: Ameaça de censura e site fechado; para onde caminha nossa liberdade?

EDITORIAL: Ameaça de censura e site fechado; para onde caminha nossa liberdade?

Em janeiro de 2015 o jornal francês Charlie Hebdo sofreu um atentado por satirizar o extremismo religioso. Naquele episódio jornalistas foram assassinados e a sede do jornal bombardeada. No Brasil, tempos difíceis também afetaram a liberdade de expressão, quando o governo do país, através de um presidente desconfiado, passou a agredir moral e fisicamente jornalistas em todo país.

Mais próximo de nós, a semana termina com a triste notícia do fechamento de um site, o Sapé na Web, editado pelo jovem Jeferson Elias, que durante quase uma década luta para manter no ar o veículo que informa para Sapé e para o mundo os fatos e acontecimentos importantes do cotidiano da cidade e da região. A falta de recursos foi a principal motivação, mas isso não quer dizer que o seu editor também não sofreu outras pressões e até censura. Além da falta de recursos para tocar o seu projeto de comunicação, o Sapé na Web ainda enfrentou na justiça a empresa que manda na conta publicitária da prefeitura de Sapé, que incomodada com as críticas sofridas obrigou judicialmente ao editor do referido site a retirar matéria do ar e fazer retratação pelo fato do site ter revelado a quantia exorbitante que o contribuinte paga a esta mesma empresa para divulgar as ações da prefeitura.

Para uns o fechamento de um site é visto como algo bom porque diminui a concorrência; para outros porque quanto menos informação a sociedade tiver acesso, melhor para estes manterem-se no poder através de um processo de manipulação via rede social e fake news.

Não faz muito tempo, nosso editorial tratava do fechamento do Focando a Notícia, site que informava Solânea e a região, além de dá como certo o fechamento do jornal online O Interiorano, o que por pouco não se concretizou, graças ao esforço pessoal do jornalista João Victor.

No mesmo dia que o Sapé na Web encerra seus trabalhos, em Marí o editor de outro site “Mari Notícias”, informa a seu público que teria recebido uma ameaça para não publicar uma matéria que envolvia um secretário do município em um escândalo de corrupção.

Segundo Wagner Ribeiro, moderador do Mari Noticias, alguém da gestão o ameaçou de lhe retirar de um programa social se o mesmo mantivesse a matéria no ar.

É mesmo assustador a falta de pudor de alguém que tenta impor uma censura com o único objetivo de manter privilégios junto a gestão municipal usando do cargo que o povo lhe confiou.

Em ambos os casos, a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias e opiniões estão ameaçadas, aqui e acolá uma voz vem sendo silenciada, a sociedade precisa reagir!

Editorial/ExpressoPB – 17/03/2024