Secretaria de Agricultura de Pilõezinhos promove oficina de armazenamento e produção de forragem

 


A prefeitura de Pilõezinhos, através da Secretaria de Agricultura do município em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (STRAF) de Arara -PB, realizou no último sábado (24) uma oficina de armazenamento e produção de forragem. A atividade aconteceu na propriedade da agricultora Lucimar de Oliveira, no sítio Saco.

Junto ao secretário José Braz, ao seu assessor Joseilton Camelo e ao vereador Tô Justo, 16 agricultores tiveram a oportunidade de aprender a como lidar com a grande dificuldade que é a falta de alimento para os seus animais no período de seca.

Dando início a oficina, os participantes se apresentaram e o presidente do STRAF, Gabriel de Sousa, e seu vice Edilson Onofre falaram sobre a importância da estocagem de forragem para os animais.

“Armazenar forragem é muito simples, você gasta dois dias de trabalho e vai ter ração por mais tempo no verão. Em períodos longos de seca, é preciso se planejar e aprender a conviver. A silagem e o feno são estratégias ainda lhe poupa trabalho, sem que você precise estar nas estradas pegando capim seco.”

Também estavam presentes Marco Antônio, responsável pela máquina forrageira e o Gilson Aguiar, tesoureiro do STRAF.

O encontro foi bastante proveitoso, já que muitos agricultores possuíam a curiosidade de como armazenar o capim, mas nunca tinham tido a chance de aprender. Entre tantos conhecimentos repassados e experiências trocadas, foi ensinado o tempo certo do corte de capim para fazer a silagem, como fazê-la em trincheiras no chão e também em sacos apropriados para essa atividade. Isso tudo presenciando outros agricultores, que já utilizam há anos essa técnica para alimentar seus rebanhos no período de estiagem onde há escassez de alimentos.

Ao fim do intercâmbio, os nossos agricultores ressaltaram a importância de ter uma gestão comprometida com a agricultura familiar, na qual, pela primeira vez, o homem do campo está sendo realmente beneficiado.

“É apenas o primeiro passo dado para que possamos implementar o sistema de forragem aqui no município”, destacou o assessor Joseilton Camelo.

Assessoria de Comunicação

Sem comentários: