Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Esclarecimento: em nota, Secretaria Municipal de Educação apresenta o desenvolvimento da educação de Guarabira

Na última quinta-feira (22), o programa Bom dia PB, da TV Cabo Branco apresentou uma reportagem apontando os desafios da educação no município de Guarabira.

Nesta sexta-feira (23), a Secretaria municipal de Educação, emitiu uma nota apresentando dados sobre os índices de desenvolvimento educacional da cidade nos últimos anos. Na nota, a secretária explica que o município tem dado respostas ao longo de toda gestão para os principais problemas educacionais e, sobretudo nesse ano de 2020, com a Pandemia da Covid-19.

 O Plano Municipal de Educação estabelece que até 2024, 50% das escolas e 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em escolas de tempo integral. E segundo a Secretaria de Educação de Guarabira, desde 2015 o município já teria atingido a meta, com percentual de 56,9% das escolas públicas com atividades escolares 7h por dia, e 33,8% com atividades escolares 7h por dia. 

A nota ainda esclareceu que desde 2016, os Programas Mais Educação e Novo Mais Educação, em parceria com o Governo Federal, tiveram o início do processo de diminuição e paralisação das atividades.

Em resposta as informações apresentadas na reportagem sobre o fechamento da Escola do Quati, a nota explicou que estavam matriculados apenas 17 alunos em turmas multisseriadas. O que não corresponderia ao número mínimo de matrículas, nem estaria com o formato de ensino de acordo com as propostas didáticas e orientações municipais e da legislação nacional. 

"A orientação técnica e pedagógica com objetivos de garantir os direitos de uma aprendizagem de qualidade foi paralisar todas as atividades multisseriadas e ainda oferecer condições para que os estudantes pudessem continuar seus estudos em escolares regulares, dispondo de Transporte Escolar", esclareceu. 

Sobre a necessidade de intérpretes no Ensino de Jovens e Adultos, a nota esclarece que a Rede Municipal de Ensino de Guarabira dispõe de dois professores de libras e quatro intérpretes. E que tem projetos de aulas de libras para alunos e presta assistência aos alunos com deficiência auditiva. 

"Devido à Pandemia do Covid-19, esse acompanhamento está sendo feito por meio dos Grupos de Whatsapp criados pelos Professores. Nas turmas que têm Aluno com Surdez, uma intérprete acompanha as orientações pedagógicas das atividades remotas. Não identificamos nenhuma solicitação vinda de aluno da EJA que estivesse precisando de auxílio de intérprete em Libras. De modo que estamos à disposição para atender nossos alunos da melhor forma possível", em nota. 

Clique AQUI e veja a nota na íntegra

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. A Secretaria Municipal mostra notas alcançadas em uma década e apresenta crescimento dentro da realidade 

Anos iniciais - Leva em conta as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual, e social dos estudantes na faixa de até cinco anos de idade, em combinação com a diversidade do pais nos aspectos ambientais, geográficos e climáticos.

Melhores índices alcançados em uma década

  • 2009 – 3.4
  • 2011 – 3,6
  • 2013 – 4,0 (início da gestão)
  • 2014 – 4,4
  • 2017 – 4,6
  • 2019 – 4,5*

Obs.: a meta do MEC para os anos iniciais em 2017 foi de 4,4 (sendo superado no mesmo ano)

Anos finais

Melhores índices alcançados em uma década

  • 2009 – 2,8
  • 2011 – 2,9
  • 2013 – 2,8 (início da gestão)
  • 2015 – 3,3
  • 2017 – 3,4
  • 2019 – 3,9*

Obs.: *A meta do Plano Municipal Educação de Guarabira para os anos finais é 4,0 para o ano de 2.022, já atingimos 3,9 no ano de 2019. Embora a meta estabelecida no MEC mostra ser mais ambiciosas, mas estamos em crescimento dentro da nossa realidade. E estávamos ainda mais longe das metas tanto do MEC como também do Plano Municipal de Educação. 



Da redação com plugadosnanoticia

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.