Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Fundação PB: feriado de 05 de agosto altera expediente preservando serviços essenciais em Guarabira

A Prefeitura de Guarabira informa que devido ao feriado estadual alusivo à Fundação da Paraíba, na próxima quarta-feira, 05 de agosto, não haverá expediente físico nas repartições públicas municipais, preservando os serviços essenciais, como SUMASA e STTrans.

A feira-livre da quarta foi antecipada para esta terça-feira (4 de agosto), mas a coleta de lixo prevista para a quarta-feira (dia 5) está mantida normalmente nos locais estabelecidos. 

Fundação da Paraíba
O dia 05 de agosto de 1585 foi a data na qual os portugueses chegaram as terras paraibanas, fundando assim a cidade de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa) e marcando o território estadual.

A data era símbolo da bandeira paraibana até o ano de 1930, quando a Assembleia Legislativa aprovou a atual bandeira do “NEGO”, uma referência a oposição do ex-governador do Estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque à candidatura de Júlio Prestes, na conhecida política do “Café com Leite” – um revezamento entre os estados de São Paulo e Minas Gerais na Presidência da República.

O feriado estadual era previsto desde 1967 com a Lei nº 3.489, sendo ratificada em 2015 pela Lei Estadual nº 10.601/2015 como a data magna do Estado da Paraíba.

Apesar da bandeira paraibana não retratar mais a data simbólica, o brasão de armas do Estado ainda carrega o dia histórico.

Na capital paraibana, o feriado é alusivo ainda ao ‘aniversário municipal’, tendo em vista que o município de João Pessoa já nasceu com o título de cidade (inicialmente denominada Cidade Real de Nossa Senhora das Neves), sem nunca ter passado pela designação de vila, povoado ou aldeia, e também comemorativo ao dia de sua padroeira, nossa senhora das Neves.

Ao contrário do que muitos pensam, a data não se relaciona com o político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque  (que nasceu em 24 de janeiro de 1878 e faleceu em 26 de julho de 1930). (*) PMG






Da redação com Codecom 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.