Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Maranhão elogia continuidade da transposição, mas pede por ramal

Procedimentos de início das obras do Sistema Adutor do Ramal de Piancó avançaram neste ano

Senador Maranhão (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Com a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará, e avanço do eixo norte da transposição, o senador José Maranhão (MDB-PB) destacou a importância de se dar prosseguimento também ao chamado terceiro eixo da transposição – o ramal de Piancó.

Desde o início do mandato de senador em Brasília, José Maranhão tem dedicado esforços para garantir que todos os lares na Paraíba tenham acesso a água. Para ele, a construção do ramal de Piancó, ligando ao eixo norte da transposição, é que vai propiciar plena segurança hídrica ao Sertão paraibano.

Os procedimentos de início das obras do Sistema Adutor do Ramal de Piancó avançaram neste ano, com edital e projeto executivo coordenado pelo Dnocs-PB, apesar de todas as dificuldades representadas pela pandemia do coronavírus no país. O Dnocs já licitou toda a parte de equipamentos da adutora e está agora licitando a parte de serviços e gerenciamento.

O senador José Maranhão já destinou R$ 29 milhões em emenda parlamentar à obra, que considera a mais importante para o estado nesta década. A expectativa é que a adutora possa beneficiar mais de 1 millhão de pessoas em 37 municípios paraibanos. “O custo é relativamente baixo, R$ 177 per capita, considerando o número de pessoas beneficiadas e o desenvolvimento econômico e social que vai trazer”, ressaltou.

O ramal de Piancó, com 20 quilômetros, deverá beneficiar um terço da população da Paraíba, levar segurança hídrica para a região de Conceição, que é abastecida pelo açude de Condado – obra executada durante o governo de José Maranhão. Também deverá perenizar o Rio Piancó e permitirá abastecer o maior açude do Estado, Coremas-Mãe D’Água, garantindo segurança hídrica de importantes áreas como Várzeas de Sousa e Borborema.

As águas do São Francisco chegaram ao Ceará no dia 26 de junho, no município de Penaforte. A cerimônia de inauguração do novo trecho, pelo presidente Jair Bolsonaro, ocorreu na divisa entre Pernambuco e Ceará, no distrito de Milagres.




Por Edinho Magalhães/Correspondente do Correio

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.