Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Em Guarabira! nesta sexta-feira 20, o Colégio da Luz apresenta “O Natal de Francisco”!

O Auto do Natal Luz, na sua 15a. Edição a ser realizada às 20:00h do dia 21 de dezembro de 2018, já se consolidou como o maior espetáculo natalino de Guarabira e toda a região do Agreste Paraibano, fato comprovado com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba (Lei N° 9.111, de propositura do então Dep. Zenóbio Toscano, sancionada no Governo de José Maranhão e publicada no Diário Oficial de 09 de maio de 2010).
Contando com mais de 150 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas da cidade, o Auto do Natal Luz cumpre também o seu objetivo de espaço de integração sociocultural entre a escola e a comunidade local. Prova disso, é a realização gratuita de Oficinas Teatrais e de Dança, abertas ao público, para posterior seleção do elenco com atores provenientes de pequenos grupos comunitários de teatro.
O espetáculo é encenado no pátio do Colégio da Luz, aproveitando a imponente fachada da escola como elemento de cena, uma vez que o prédio representa um dos símbolos arquitetônicos da cidade de Guarabira. Numa demonstração crescente de sucesso, o Auto do Natal Luz  reúne plateias com mais de 2.000 espectadores, acomodados em cadeiras e camarotes, moradores de Guarabira e cidades vizinhas. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal sem Fome.
Este ano, na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente. O evento terá a participação musical especial das Alunas LUZ, Ranna Andrade (Semifinalista do The Voice Kids 2018 e Cantora Profissional), Maria Eduarda David (Cantora Profissional) e outros(as) cantores(as) convidados(as).
‘O NATAL DE FRANCISCO’ contará a história de São Francisco de Assis, idealizador do 1o. Presépio da Cristandade, em 12223 (Séc. XIII), na cidade italiana de Greccio. São Francisco, o Irmão Sol, também conhecido como Protetor dos Animais, quis mostrar aos camponeses locais, como a Criança Divina veio ao Mundo para trazer o Amor, a Esperança, a Fé e a Paz à Humanidade.
Destinamos um Lote de Senhas do #AutodoNatalLuz2018 para serem trocadas por 2k de Ração Animal para a OPAM (ONG Proteção Animal Miguelzinho Gba). A OPAM estará representada no Elenco do Auto do Natal Luz 2018 pela criança, Ronald Oliveira e a Gatinha, Vida.
O “Auto do Natal Luz 2018” – ‘O NATAL DE FRANCISCO’ tem como Patrocinadores Masters: CLÍNICA SÃO LUCAS GUARABIRA | ELEVA EDUCAÇÃO | SISTEMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL  E É UMA REALIZAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA – PARAÍBA.
SOBRE A ORIGEM DO “AUTO DO NATAL LUZ”
O Auto do “Natal Luz” teve sua origem em 1995, quando alunos (as) do Colégio da Luz encenaram “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” (Maria C. Machado), sob Direção de Moacir Nunes, no Teatro Geraldo Alverga.
Posteriormente, o Coral “Luz em Canto”, também do Colégio da Luz, começou a fazer Cantatas Natalinas nas praças da cidade e em 2004, a peça “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” foi encenada pela primeira vez em um palco ao ar livre à frente da fachada principal do Colégio da Luz, sob a Direção de Maurício Evaristo e a participação do músico, compositor e ator, Artur Silva, como um dos colaboradores.
A partir daí, o espetáculo começou a tomar grandes proporções com a Produção e Direção Musical de Rosana Diôgo e as Direções de Keila Fonseca e depois, Kalline Brito.
Atualmente, o Auto do “Natal Luz” é visto, gratuitamente, por um público de mais de 2.500 pessoas, composto pelos guarabirenses e visitantes de cidades vizinhas. O elenco do Auto do “Natal Luz” é formado por alunos(as), professores(as), ex-alunos(as), pessoas da comunidade e atores convidados, a exemplo de Vando Farias, Dante Alighieri e Marcelo Félix (ex-alunos e ex-professores do CENSL).
Na sua décima edição, em 2013, o Auto do “Natal Luz”, encenou o texto inédito, “Cordel da Natividade”, do Escritor e Teatrólogo paraibano, Tarcísio Pereira. A linguagem cordelística da história foi uma homenagem aos 90 Anos do Cordel Pavão Misterioso (do guarabirense José Camelo) e a Guarabira, Terra do Cordel.
Em 2014 e 2015, o Auto do “Natal Luz” encenou o texto ‘Folia para o Rei’, de autoria de Marcelo Félix. Em 2017, o Auto do “Natal Luz” encenou o Texto de Keila Fonseca, “Divino Mestre”.
Na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente.

‘O NATAL DE FRANCISCO’

Texto: TARCÍSIO PEREIRA | Direção: KALINNE BRITO | Iluminação: FABIANO DINIZ
Coordenação Musical: ROSANA DIÔGO e ROGÉRIO WILKER | Cenografia: PAULO LINO, ARLINDO JOSÉ e PAULA RÉGIS | Coreografias: NEIDE RAMOS e KALLINE BRITO | Produção e Direção Geral: ROSANA DIÔGO
Pátio do Colégio da Luz | Guarabira-Pb |21/12/2018 | 20:00h

Com Rosana Diogo – Departamento de Arte e Comunicação do CENSL





Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.