Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Grupo ‘Mães Azuis’ fixam placas de atendimento prioritário aos autistas no comércio, em Guarabira

O grupo ‘Mães Azuis’, formado por mães de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) e de voluntários que abraçaram a causa, em Guarabira – realizaram nessa terça-feira, 17, em estabelecimentos comerciais da cidade, a fixação de placas que, por lei, determina o atendimento prioritários aos autistas em repartições públicas e privadas.

De acordo com a ‘mãe azul’ voluntária, Ercília Lira, as placas foram doadas pelo deputado Bruno Cunha Lima, mais um defensor da causa na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, o qual é o autor da Lei 11.090 de 16/03/2018, que determina a inserção do símbolo do autismo nas placas que sinalizam atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, em todo estado da Paraíba. Outros parlamentares também defendem a causa do autista na ALPB, a exemplo dos deputados Camila Toscano e Raniery Paulino que, simultaneamente, representam o Brejo e Agreste paraibano, na Casa de Epitácio Pessoa.


Acadêmico Vinícius José (autista). 
Ainda, segundo a voluntária, os comerciantes foram bastante receptivos com as mães azuis. Um jovem autista, de nome Vinícius José de Souza Matias; exemplo de superação, por ser um estudante universitário e acadêmico em Sistemas para Internet, com 560 pontos apenas na redação do Enem – também fez parte da ação, ao lado da sua mãe.

Vale destacar que a cidade de Guarabira, deve ganhar em breve, um serviço de atendimento à pessoa autista, o qual funcionará no CER III (Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura de Aquino). Foi o que anunciou, recentemente, o prefeito Zenóbio Toscano, após se reunir com as mães dos autistas guarabirenses e se sensibilizar com as reivindicações das mesmas. Atualmente os filhos delas realizam tratamento na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa.









(Fotos: Divulgação / Ercilia Lira / Whatsapp)

Da redação com plugados na Noticia 

1 comentário:

  1. Parabéns pela publicação, eu como mãe do Vinicius J. S. Matias me sinto lisonjeada em ter participado juntamente com as mães do Grupo Mães Azuis da Cidade De Guarabira PB

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.