Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Candidata a Presidente da API, Sandra Moura defende escritório regional da associação no interior paraibano confira entrevista

Sandra Moura em entrevista defende uma imprensa livre para todos e apresenta carta proposta ao Brejo paraibano,  Sandra ainda falou a nossa reportagem sobre sua candidatura a presidente da API, e de suas propostas. Sandra esteve ainda nas rádios cultura e Rural de Guarabira.

Confira carta proposta 









API NA VANGUARDA PARA TODOS E TODAS
COMPROMISSOS E PROPOSTAS

Apresentamos a seguir as bases, referências e ideias de nossa Carta Programa para o Plano de Gestão da Chapa API na Vanguarda para Todos e Todas, cujos membros têm como objetivo maior resgatar a relevância social, política e institucional da entidade. 
COMPROMISSOS
Promover a reinserção proativa da API entre seus próprios associados e na sociedade paraibana, cumprindo e respeitando integralmente as normas previstas no Estatuto da entidade bem como as decisões de seus órgãos colegiados.
Reformar o Estatuto da API para adequá-lo à realidade presente e futura da vida social e profissional de quem trabalha na Imprensa e áreas afins, aperfeiçoando dispositivos de proteção aos direitos do associado e à própria integridade do instrumento normativo da entidade.  

Recolocar a API nas lutas em defesa do Estado Democrático de Direito e das liberdades públicas, particularmente o direito de seus associados à livre manifestação de pensamento e a um exercício profissional digno.
Combater qualquer ameaça à liberdade de expressão e de imprensa, repudiando tais agressões ou pressões com autonomia e altivez diante dos poderes constituídos e poderosos eventuais do espectro político ou econômico.
Preservar a API de atrelamentos a governos de qualquer esfera – federal, estadual ou municipal – ou alinhamento a partidos, grupos, personalidades ou autoridades que atentem contra a pluralidade democrática e os direitos humanos. 
Reintegrar a API aos movimentos sociais e organizações representativas da sociedade civil efetiva e legitimamente comprometidos com o desenvolvimento humano e social de todos os paraibanos e brasileiros.

PROPOSTAS

1. Pela valorização profissional dos associados e democratização da comunicação 

• Rearticular a API às entidades sindicais de jornalistas, radialistas, gráficos, publicitários e produtores da comunicação digital para realização conjunta de eventos sobre problemas e reivindicações das categorias representadas.
• Apoio da API às negociações, campanhas ou movimentos de seus filiados por um exercício profissional com remuneração e condições dignas de trabalho para cada uma e todas as categorias representadas na base social da entidade.  
• Criação do Fórum Estadual da Imprensa e reedição dos encontros estaduais de profissionais da área, com a retomada das gestões junto aos poderes Legislativo e Executivo do Estado para instalação e real funcionamento do Conselho de Comunicação Social da Paraíba.

• Reativação da Comissão de Integração Universidade-Meio Profissional (Ciump), com a API no papel de representante e articuladora dos interesses de seus associados junto aos cursos superiores de formação e qualificação dos trabalhadores da comunicação.

• Contribuir para o fortalecimento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), do seu Comitê Estadual e da aprovação de leis em favor da democratização da mídia, com implantação das propostas aprovadas nas conferências de comunicação.
2. Pelo acesso dos associados aos bens culturais e espaços de convivência
• Recuperação do prédio-sede e do Terraço Cultural da API, com instalação de elevador que leve o associado em segurança a um ambiente de lazer, de comemorações das categorias que formam sua base social, exposições de artes, lançamentos de livros, exibição de filmes, documentários e shows de artistas da terra.
• Construção do Clube da Imprensa, preferencialmente em parceria com entidades representativas dos filiados, sem prejuízo de convênios com hotéis, agências de viagem, academias, cinemas e casas de show, entre outros equipamentos do gênero, visando proporcionar lazer e turismo a preços diferenciados para o associado da API.
• Celebrar convênios também com instituições educacionais que permitam ou facilitem o ingresso dos associados e seus dependentes em atividades de habilitação ao mercado de trabalho, cursos de línguas, programas de extensão e de pós-graduação em universidades, centros universitários e faculdades da Paraíba. 

• Criação do API Office, escritório virtual, moderno, para atender aos associados multimídia, com estrutura de internet e caixa postal.

• Apoio à publicação e divulgação das obras de escritores, poetas, músicos e outros artistas que integram o quadro de associados, com eles discutindo a viabilidade da criação de um selo editorial da API e a inserção da entidade na captação de incentivos fiscais para financiar arte e cultura. 

• Realização da Festa Anual da Imprensa com entrega de medalha, diploma ou troféu de reconhecimento aos profissionais da comunicação que tenham se destacado em sua área de atuação específica ou campanhas, movimentos e eventos de iniciativa da API em favor da coletividade. 

3. Pelo envolvimento e desenvolvimento do associado em novas tecnologias e mídias 
• Estruturação do Portal API, com TV API, canal no Youtube, blogues, serviços e todas as alternativas de divulgação de conteúdos produzidos por associados de todos os segmentos profissionais, além de utilidades e acessos a convênios que possam ampliar tanto a capacidade assistencial como recreativa da entidade. 

• Apoio à disseminação das webrádios e webtvs com qualidade, associada à criação e produção de aplicativos e ferramentas que ampliem acessos e audiência das mídias digitais em suas diversas plataformas e equipamentos. 

• Realização de cursos presenciais ou a distância, além de seminários específicos, sobre as transformações da comunicação de massa proporcionadas ou impulsionadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. 
• Organização de cooperativa de jornalistas e/ou radialistas, associada a treinamentos e qualificação para que profissionais possam criar, desenvolver e gerir seus próprios veículos em meio digital ou impresso. 
• Desenvolvimento de aplicativo para que o associado da API possa acessar portal, serviços, adesões a convênios, sistema de pagamento de anuidade e acompanhamento das receitas, despesas e prestações de contas da gestão.

4. Em defesa de direitos e apoio ao associado em situação de vulnerabilidade
• Articulação com a OAB-PB e o Ministério Público, Federal e Estad…









Confira chapa da candidatas  Sandra Moura 







SANDRA MOURA - Presidente
EDSON SOUZA – Vice-Presidente

LAND SEIXAS – Secretaria-Geral

LENILSON GUEDES - Tesouraria
RUTH AVELINO – Diretoria Social
GIL SABINO – Diretoria de Cultura
WALDIR PORFÍRIO – Diretoria de Assuntos Políticos
GISA VEIGA – Diretoria de Comunicação Social

SUPLENTES DE DIRETORIA

ZEZÉ BEÉCHADE

SOUSA NETO
ANGÉLICA LÚCIO
DIRETORIA DE BASE

CAJAZEIRAS - MARIANA MOREIRA

CAMPINA GRANDE - FRED OLIVEIRA
SOUSA - ALEX ALVES
CONSELHO DELIBERATIVO
ABELARDO JUREMA
ALARICO CORREIA NETO

CLEMILDO BRUNET
EVANDRO DA NÓBREGA
GONZAGA RODRIGUES
LUCAS SALLES
MARCELA SITÔNIO
RUBENS NÓBREGA

WALTER SANTOS



CONSELHO FISCAL

ALEX MÁRCIO
BRUNO ONERB
LOURDINHA DANTAS



SUPLENTES

SILVANA SORRENTIN

JASA COSTA
JOELMA OLIVEIRA






Confira a entrevista  e fotos do evento 





Veja o vídeo 





Da redação 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.