Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Passeio pelo Parque do Povo mostra curiosidades juninas

Os festejos juninos de Campina Grande completaram 35 anos de história. Conhecido como ‘O Maior São João do Mundo’, o quartel-general do forró abriga não só atrações musicais, mas uma série de peculiaridades que só a Rainha da Borborema e seu povo sabem fazer. Gastronomia, artesanato, cultura, folclore e um mês inteiro de muita festa, são as surpresas que, desde 1983, encantam milhares de pessoas que o visitam.
Leia também:
Concursos de quadrilhas juninas, casamento coletivo, festival gastronômico, lazer, diversão, e claro, muito forró. O São João de Campina Grande abriga tudo isso em um único lugar, o Parque do Povo. Caminhando pelo evento, logo nos primeiros passos, a primeira pergunta a ser feita é a de como existe tanta diversidade em um mesmo local? Diversidade gastronômica, diversidade de ritmos, cores e estilos. Tudo isso traduzido em 31 dias de muita festa.
Em uma cobertura completa da festa, o Portal Correio mostra tudo sobre o Parque do Povo e o que o forrozeiro, turistas e moradores não podem deixar de conhecer n’O Maior São João do Mundo.
Gastronomia
As palhoças gastronômicas guardam um grande espaço no Parque do Povo. Tradicionais restaurantes de Campina Grande se mudam para o local, servindo os mesmo serviços e a mesma culinária, mas claro, ao som de muito forró. Além dos tradicionais restaurantes, várias outras opções são encontradas, desde os tradicionais churrasquinhos, passando por comidas de milho (tradicionais na época), maçãs do amor, doces variados e até acarajés baianos, tudo isso em um extenso corredor, uns ao lado dos outros.
Cidade cenográfica
Toda a arquitetura da festa é bastante arrojada e atual, porém, em um dos espaços, é percebida uma pequena mudança cronológica. A cidade cenográfica do Parque do Povo recria a Campina Grande do Século 18, com as construções históricas da época, retratando, por exemplo, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Casino El Dorado e a Vila Nova da Rainha, primeiro nome da cidade, logo depois de sua fundação, em 1790.
Palhoças de Forró
Para os ‘forrozeiros’ de plantão, há muito para aproveitar no Parque do Povo. Na edição de 2018 são contemplados quatro outros espaços além do palco principal. São eles o Palco Ton Oliveira, as palhoças Zé Lagoa e Seu Vavá e a charmosa e imponente Pirâmide do Forró, onde se encontra, além das atrações diárias, um concurso de quadrilhas juninas, além de um casamento coletivo no dia 12 de junho, dia dos namorados.
Diversão
Lazer e diversão não podem faltar em um evento do tamanho do São João de Campina Grande. As tradicionais brincadeiras juninas dão conta de um espaço querido por quem visita o quartel-general do forró. Os parceiros e patrocinadores do evento dedicam parte de sua estrutura com jogos e brincadeiras que dão prêmios aos participantes, e até uma plataforma elevada para observar a festa de uma visão privilegiada.
O Sistema Correio, através da Rádio Correio Sat 98 FM, tem uma grande estrutura na Vila Nova da Rainha, com jogos, brincadeiras e muita interação para quem visita. Na Barraca da 98.1 os visitantes encontram um painel interativo para fotografias, jogos eletrônicos e sorteio de brindes.

Quartel-general do Forró
O palco principal do Parque do Povo é, sem dúvidas, o local mais procurado e frequentado do evento. Nele, as maiores atrações musicais do país dividem os trinta e um dias de programação. Com uma estrutura inovadora, em um palco de 360 graus, os artistas fazem a festa com a multidão que frequenta o espaço para curtir mmuita música e dançar muito forró.
Além de toda a parte gratuita, para quem deseja um espaço mais reservado e coberto, o evento ainda conta com o Camarote Arretado, no backstage do palco principal, com visão privilegiada para os artistas que por ali se apresentam e com duas opções de espaço, uma na parte localizada ao mesmo nível do palco e outra na parte superior, com serviços de open bar e open food integradas ao valor cobrado.

Da redação com Portal Correio 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.