Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Neide de Teotônio se reúne com gerente da Cagepa para falar sobre a qualidade da água

A presidenta da Câmara Municipal de Guarabira vereadora Neide de Teotônio – PPS esteve na manhã desta terça-feira (24), junto a uma comissão formada pelo o presidente da OAB-Guarabira, Teotônio Assunção, o presidente da comissão do direito do consumidor da OAB, Dr. Leomar Costa, O líder comunitário Lindomar Justino da Silva (Domar), presidente da associação de moradores do bairro do Nordeste, o vereador Marcos de Enoque e os radialistas Zé Roberto da Radio Constelação FM e Patrícia Souza da radio Rural.

Ambos preocupados com as constantes reclamações recebidas tanto na Câmara Municipal, como nas emissoras de radio da cidade, sobre a qualidade da água que está chegando às torneiras, não só na cidade de Guarabira, mais nas cidades vizinhas também, como Pilõezinhos, Araçagi e cuitegi.


    Presidente da Câmara, Josineide de Farias falou que tem sido procurada com frequência por moradores cobrando uma posição dos parlamentares. “Como todos sabem, a Câmara é uma caixa de ressonância da sociedade e só estamos aqui para saber o que está sendo feito para melhorar a qualidade da água. Eu costumo sempre falar com provas e não seria honesto de minha parte fazer críticas sem conhecer a situação”, argumentou Neide.

Depois de ouvir as ponderações dos presentes na reunião, o gerente regional da Cagepa, engenheiro Edson Almeida, justificou que o aspecto de coloração da água está sofrendo influência de reações de produto químico utilizado na desinfecção da água e que medidas estão sendo adotadas para sanar o problema.

“Nós identificamos o problema a partir de coletas feitas e verificou-se que está havendo uma reação físico-química. Várias ações estão sendo tomadas de primeira ordem como a limpeza das estações de tratamento de Cuitegi e de Araçagi, descargas em todo o sistema adutor, visando fazer a limpeza e desinfecção das tubulações, limpeza dos reservatórios, de modo que a gente resolva esse efeito na coloração”, disse.
O gerente ainda assegurou que, mesmo com coloração diferente, a água é potável ao consumo humano e não apresenta riscos à saúde da população, afirmando que o tratamento segue normas estabelecidas por portaria do Ministério da Saúde.

Com audiência agendada para o horário que coincidiu com a reunião, Teotônio precisou se ausentar e se fez representar pelo presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-Guarabira, Leomar Costa, que disse que a reunião foi proveitosa e se mostrou confiante na melhoria da qualidade da água.

“Não convenceu num primeiro momento, mas cabe à gente acreditar na palavra, e ele me pareceu ser uma pessoa com força de vontade para trabalhar e prestar um serviço à população e da região. Nessa primeira visita coube á OAB e aos vereadores, obter informações para saber o que de fato está acontecendo, as explicações foram boas e acredito que dentro de 20 ou 30 dias vai estar minimizado ou resolvido o problema”, disse Leomar.

No encontro ainda estavam presentes o vereador Marcos de Enoqu…



Da redação com 
Assessoria de Comunicação Patricia Sousa 













Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.