Marcos Andrade

Últimas Notícias
recent

Emoção marca homenagem ao centenário de Afonso Pereira na Assembleia Legislativa

A homenagem feita ao centenário de nascimento do professor Afonso Pereira da Silva foi marcada por emoção durante sessão especial, nesta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi da deputada Camila Toscano (PSDB). Convidados chegaram a chorar na tribuna relembrando o legado deixado pelo professor.
Para a filha de Afonso Pereira, a atual reitora do Unipê, Ana Flávia da Fonseca, a homenagem mostra a importância do legado do homem que lutou pela educação como forma de conquistar a liberdade. Ela agradeceu a homenagem e disse que a história do seu pai mostra que uma pessoa pode fazer a diferença no país.
“É só acreditar no que é importante e que o país pode ser ajudado, apesar de que o preço é um pouco alto em termos pessoais. E papai foi uma dessas pessoas que acreditou no Brasil e fez o pouco que pode, sem apoio de políticos ou de governos, mas ele achava que tinha que fazer. Isso é importante. As pessoas acreditarem de que é possível. Por isso, fico feliz com essa homenagem”, disse a reitora.

A deputada Camila Toscano destacou algumas das qualidades do professor Afonso Pereira, principalmente na área da educação. “Essa é uma história que deve permanecer viva entre os paraibanos e os brasileiros. Afonso Pereira foi um grande homem que disseminou a educação por todo o Estado, com a criação de diversas escolas e até de uma universidade”, disse, lembrando que o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, quando deputado estadual prestou uma homenagem a Afonso Pereira em vida com a medalha Epitácio Pessoa.
Zenóbio Toscano lembrou que estudou em uma das escolas fundadas por Afonso Pereira. “Ele marcou a sua passagem entre nós pela dedicação a educação em todos os seguimentos, desde o primário até o nível superior. Camila teve a felicidade de prestar essa homenagem a esse homem de grande importância para no nosso Estado”, afirmou.



Durante discurso, o empresário Roberto Cavalcanti lembrou da dedicação de Afonso Pereira também na comunicação. Segundo o ex-senador, o professor já via na comunicação uma forma de fortalecer a educação na Paraíba. “Afonso tinha uma visão especial. Ele conseguia enxergar a importância de um Sistema de Comunicação para formação da educação. Como visionário da educação e empreendedor, ele conseguiu materializar grandes obras na Paraíba. Hoje nós damos continuidade ao trabalho de Afonso no Correio da Paraíba”, destacou.
Presenças – Também estiveram presentes à homenagem, o deputado Nabor Wanderley (PSDB); o desembargador Marcos Cavalcanti; a vice reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bernardina Freire; a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Diana Picolli; e o historiador e integrante da Academia Paraibana de Letras, Willis Leal.
Homenageado – Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Além de docente, foi magistrado e seminarista, e ocupou cargos públicos e privados, federais e estaduais. Foi professor universitário e um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e do Unipê. Com uma vida dedicada à Educação, ele também é responsável pela fundação de diversas escolas de nível fundamental e médio na Paraíba.
Assessoria

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.